O rei James I da Inglaterra aprovou a primeira loteria inglesa em 1612. Essa autorização deu à Virginia Company of London o direito de arrecadar dinheiro para vender bilhetes de loteria. Dessa forma, as loterias foram inicialmente introduzidas nas colônias britânicas da América, e logo se popularizaram. O dinheiro arrecadado com a venda dos bilhetes era, então, usado para pagar os ganhadores, e o resto do dinheiro era usado para a construção de prédios e melhorias nas colônias britânicas.

Mais tarde, mais loterias receberam permissão nos EUA e, de acordo com alguns registros, mais de 200 loterias americanas eram jogadas pelos colonos entre 1744 e 1780. Essas loterias tinham um papel fundamental no financiamento da construção de pontes, estradas, igrejas e faculdades. Aliás, a Universidade da Pensilvânia, a Universidade da Columbia e a Universidade de Princeton foram estabelecidas a partir do dinheiro proveniente da venda de bilhetes da loteria americana. Após isso, o dinheiro passou a ser usado na Revolução Americana.

O dinheiro das loterias também era usado para financiar guerras. Normalmente, o dinheiro obtido com a cobrança de impostos é usado para financiar projetos de desenvolvimento e guerras, mas já que em uma sociedade colonizada a tributação era um assunto delicado, as loterias eram usadas para alcançar o mesmo objetivo. Um enorme número de pessoas costumava participar das loterias, pois estavam dispostos a arriscar alguns trocados na esperança de acertar os números da sorte e ganhar uma bolada.

A loteria nos EUA era popular mesmo após a Revolução Americana, mas, depois, começaram a ganhar uma reputação negativa em muitos estados, em razão de escândalos e casos de má gestão do dinheiro. A loteria mais famosa nos EUA, entre muitas outras, é a Loteria Estadual da Louisiana. Era conhecida como o ‘Golden Octopus’ (Polvo Dourado), já que era jogada por pessoas de todas as partes dos EUA. Mas como isso era possível? A Loteria Estadual da Louisiana usava os correios para a entrega dos bilhetes da loteria americana. Os funcionários eram corruptos e costumavam subornar os legisladores em nome de interesses pessoais.

Finalmente, em 1890, o presidente Harrison informou os legisladores de que medidas drásticas seriam tomadas contra tais atos condenáveis. Imediatamente os correios norte-americanos foram instruídos a não entregar mais bilhetes de loteria entre estados. Em 1900, todos os tipos de loterias foram banidos dos EUA. Após alguns anos, as loterias novamente começaram a surgir, mas, desta vez, elas eram estabelecidas por seus respectivos estados, e tinham como missão dar apoio a instituições educacionais públicas ou outros projetos de desenvolvimento do setor público. Cerca de 90% do dinheiro gasto com apostas lotéricas é, novamente, reinvestido na comunidade na forma de obras para a população.

Hoje, os apostadores contam com várias opções disponíveis no mercado, como da loteria americana Mega Millions e Powerball, além de desfrutar da praticidade de apostar nessas loterias online.